Guia Rota 232
Stanley Araujo
1.0 19.7mb

Uma rota única de arte e sabor

A BR-232 reúne qualidades que a transformam em um destino muito especial, verdadeiramente único. Com 553 quilô- metros de extensão, é a principal via a ligar a Região Metropoli- tana do Recife ao Sertão. O que já é suficiente para apontá-la como artéria estratégica do Estado. Mas sua importância vai além. A rodovia é um roteiro repleto de riquezas naturais, gastronômicas e culturais, cortando três regiões geográficas distintas, passando por cidades que enchem os pernambuca- nos de orgulho e que encantarão e surpreenderão visitantes e turistas. Em toda sua a extensão, há estabelecimentos com culinárias diversas e artesanato diversificado, produzido muitas vezes por mestres artesãos conhecidos mundialmente, e que alçaram a função ao status de arte.

O objetivo deste guia, portanto, é reunir, em um só lugar, informações sobre toda essa diversidade, permitindo aos que circularem pela BR-232, usufruir da pluralidade e criativi- dade da Zona da Mata, do Agreste e do Sertão. Regiões diferen- tes, mas similares na abundância de riqueza e na criatividade, particularidades que se somam para tornar Pernambuco um Estado inesquecível.

No quesito gastronomia, as opções vão da tapioca à culinária internacional, do bode à picanha argentina, dos doces caseiros às musses e tortas de confeitaria. Prova de que a boa culinária não se restringe à cosmopolita Capital, está em todas as partes do Estado. Trabalhos surpreendentes também na produção de artesanato – com materiais distintos: palha, pano, renda, fibras, barro. Uma “galeria” diversificada, que começa com os mamulengos de Glória de Goitá até chegar às peças em couro confeccionadas por Zé do Mestre e seus descendentes, em Salgueiro.

Para mostrar toda essa riqueza aos leitores deste guia, a Folha de Pernambuco, em parceria com o Governo do Estado, percorreu os municípios que margeiam a BR-232 em busca do que há de mais representativo na arte e na gastronomia dessas localidades. Nesta publicação, o viajante terá em mãos um recorte de estabelecimentos e trabalhos com serviços de boa qualidade. Mas, um aviso: nem de longe estas páginas esgotam as possibilidades que se apresentam no caminho, e que podem ser incrementadas com paradas mais demoradas nas cidades. Este trabalho, portanto, é um aliado para que se descubra, logo no primeiro contato, o que há de mais especial nessa rodovia tão querida dos pernambucanos. Para os que já conhecem os atrativos da estrada, uma ferramenta a mais para explorá-la. Para quem ainda não visitou, esta é a chance de agendar uma viagem inesquecível!

Content rating: Rated 4+

Requires OS: 6.0

Supported Devices:
- iPad
- iPhone
- iPod Touch

...more ...less